Acontece

Aeroportos brasileiros batem meta de satisfação do usuário

Responsáveis por 87% das movimentações de passageiros pelo Brasil, os 20 principais aeroportos nacionais cumpriram a meta de satisfação do usuário estipulada pelo governo pela primeira vez desde 2013. De acordo com o Ministério da Infraestrutura, que divulgou a Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário referente ao segundo trimestre de 2019, todos registraram notas acima de quatro em uma escala de um a cinco.

Mais de 24 mil pessoas foram ouvidas entre abril e junho, levando em consideração a experiência em relação à infraestrutura, atendimento e serviços, assim como o desempenho de diferentes processos como check-in, inspeção de segurança, restituição de bagagens. No total, 38 indicadores são avaliados pela pesquisa periódica.

“Os investimentos públicos e privados que estamos conseguindo promover em todas as regiões do Brasil estão contribuindo para preparar a nossa infraestrutura aeroportuária para um novo momento da aviação nacional. Com a abertura do mercado ao capital estrangeiro, a chegada de novas companhias e a ampliação do número de passageiros, o País vai passar por uma transformação nos próximos anos”, comentou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

CURITIBA NA LIDERANÇA
Com a nota 4,72, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi o melhor avaliado no levantamento, sendo seguido por Vitória, Viracopos (SP), Confins (MG), Maceió, Goiânia, Brasília, Manaus, Santos Dumont (RJ) e Galeão (RJ). Atualmente, o terminal curitibano é administrado pela Infraero.

“A pesquisa serve como um referencial para a administração dos aeroportos. Seus resultados incentivam a competitividade entre eles ao elevar os parâmetros de qualidade do atendimento aos passageiros e tornar mais transparente o que precisa ser melhorado na prestação dos serviços”, comentou o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Entre os indicadores analisados, as piores avaliações ficaram com os valores cobrados em lanchonetes e restaurantes, além de estacionamentos e outros estabelecimentos comerciais. A qualidade da rede wi-fi, a disponibilidade de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio, e a qualidade de lanchonetes e restaurantes disponíveis também foram criticadas pelos usuários.

Veja o ranking dos aeroportos com nota superior a 4:

AEROPORTONOTA
Curitiba4,72
Vitória4,66
Viracopos-Campinas (SP)4,64
Confins-Belo Horizonte4,60
Maceió4,57
Goiânia4,48
Brasília4,46
Manaus4,45
Santos Dumont-Rio de Janeiro4,43
Galeão-Rio de Janeiro4,38
Guarulhos (SP), Natal e Recife4,36
Congonhas-São Paulo4,33
Cuiabá e Fortaleza4,24
Porto Alegre4,20
Belém4,19
Florianópolis4,16
Salvador4,06

Fonte: Panrotas.com.br

x

x



x