Acontece

Carnaval pra brincar e carnaval pra descansar

Pra cair na folia

Os quatro dias mais divertidos do ano estão chegando. O folião brasileiro já está na expectativa para ouvir o bater do tambor, o repique do pandeiro, os acordes do frevo e do samba. Quem procura animação e festa não fica indiferente aos diferentes tipos de atrações que se espalham pelo Brasil. A Casablanca Turismo selecionou alguns roteiros para você passar o carnaval explodindo na maior felicidade!

Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa já virou tema de muitas músicas e ganhou até uma marchinha cantada em todas as folias de Momo. Um dos carnavais mais tradicionais do Brasil tem opções para todos os gostos, desde os bloquinhos de rua, os bailes carnavalescos e o tradicional e apoteótico desfile de escolas de samba.

O carnaval no Rio de Janeiro tem como parada, quase que obrigatória, a Marquês de Sapucaí onde acontecem os desfiles das escolas de samba. São quatro dias de desfile com enredos inéditos, fantasias coloridas e muito samba no pé, sendo dois destinados ao Grupo Especial.

Para quem prefere carnaval de rua, o Rio de Janeiro tem vários bloquinhos e bandas espalhados poe toda a cidade. Entre os mais tradicionais estão os da Ilha de Paquetá, como o “Quem não aguenta bebe água” e o “Bloco dos Primos”. O Cordão do Bola Preta, o Suvaco do Cristo e a Banda de Ipanema também arrastam uma multidão de foliões pelas ruas da capital fluminense.

Quem curte uma programação mais requintada pode participar do Baile do Copa, realizado nos salões do Belmond Copacabana Palace. O baile de gala aposta no luxo e sofisticação atraindo celebridades e turistas de todo o mundo.

Salvador

O baiano é um povo que tem Deus no coração e o diabo no quadril. Isso se reflete claramente no início do ano em Salvador. O carnaval baiano não dura apenas os quatro dias habituais. Pelos menos 15 dias antes, os acordes dos blocos e dos afoxés já cruzam a cidade anunciando a chegada da festa mais esperada do ano.

Para quem aprecia este estilo, há muitas opções. Os principais circuitos são o de Dodô, que faz o percurso da Barra a Ondina, o de Osmar que vai do Campo Grande a Avenida Sete e o de Batatinha que fica no centro histórico. Outro destaque também é o Afródromo, espaço destinado aos blocos afros e afoxés, como o tradicional Filhos de Gandhi.

Durante o dia e a noite, os trios elétricos cruzam Salvador e atraem foliões de várias partes do Brasil e do mundo. Outra tendência que tem surpreendido muita gente, nos últimos anos, são os camarotes especiais. Localizados ao longo dos circuitos, os espaços promovem festas.

Recife e Olinda

Conhecido por ter um dos maiores carnavais de rua do Brasil, Pernambuco agita os foliões que sobem e descem ladeiras de Olinda, adornados de fantasias criativas e adereços coloridos.

Marca registrada do carnaval, no sábado de Zé Pereira, pela manhã, “o carnaval começa no Galo da Madrugada”. A festa mistura marchinhas com trio elétrico de grandes personalidades da música. Para acompanhar não é preciso pagar nada, porém existem camarotes pagos para quem deseja um conforto maior.

A noite, no centro histórico da capital pernambucana, acontece o carnaval multicultural com vários palcos ara apresentação de bandas com estilos variados. Lá se toca de tudo, desde o frevo, passando pelo raggae, mangue beat e até hard rock.

Olinda é uma cidade pequena e charmosa que foi tombada como Patrimônio Cultural Mundial e abriga um casario antigo de fazer inveja a muitas cidades históricas. Durante a folia, as ladeiras ficam lotadas com os bloquinhos e o frevo puxa os desfiles de bonecos gigantes, que rodopiam ao ritmo da música.   Característica do carnaval de rua, quem vai para o carnaval de Olinda investe e solta a criatividade em fantasias que garantem boas fotos e risadas.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica de Minas Gerais, cheia de ladeiras e ruas pavimentadas em pedras sabão. Em 2018 27 blocos animaram o carnaval com suas fantasias e sátiras, cada um contando uma estória diferente, de modo bem característico.

Nos palcos instalados pelo centro histórico passam mais de 30 atrações, todos com muita música e ritmo, ao som das tradicionais marchinhas. Os blocos locais também têm músicas autorais satirizando a conjuntura brasileira e falando de coisas pitorescas.

Os blocos estudantis mais famosos têm dia certo para desfilar: o Bloco do Caixão sai no sábado, o Bloco Cabrobró no domingo, o Bloco da Praia na segunda-feira e o Bloco Chapado sai na terça.

O público infantil também tem seu espaço garantido. No fim da tarde, foram reservadas para as crianças espaços na Praça Tiradentes e nos distritos de Santa Rita, Lavras novas e Cachoeira do Campo.

Para descansar e curtir o feriado

Muita gente nem pensa em cair na folia dos dias de carnaval. Que tal aproveitar esse tempo de folga para fazer aquela viagem tão sonhada à Europa? Seja viagem em família ou com os amigos, a Casablanca Turismo tem vários olhares

Chapada dos Veadeiros

Considerada um dos lugares mais bonitos do Brasil, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é o lugar ideal para desfrutar o contato com a natureza ou mesmo iniciar alguma atividade esotérica.

As paisagens naturais são um deleite para os olhos e a alma do viajante que busca que busca essa proximidade com as forças da terra. Rios, cachoeiras, lagoas e paredões rochosos são elementos característicos da chapada.

Quem optar por mais tranquilidade pode ficar em um dos muitos Hoteis da região, que oferecem trilhas de contemplação de pássaros, massagens, aulas de ioga e meditação. Quem busca de adrenalina e aventura, pode optar pelos vários esportes radicais com rafting, tirolesa na queda dágua e escalada nas montanhas.

 

Bonito

No início dos anos 70, o empregado de uma fazenda descobriu um buraco no chão com 72 metros de profundidade, de onde se avistava um grande lago de águas claras e cheio de formações rochosas. O abismo de Anhumas, como foi batizado, é, até hoje, uma das principais atrações dessa bela cidade no Mato Grosso do Sul. Além dele, a os visitantes se encantam com as belezas da lagoa Azul e com as imensas cachoeiras e rios transparentes. Lá é comum a prática de rapel nas cachoeiras e trilhas compostas por circuitos de arvorismo.

Uma boa opção para pessoas de todas as idades é a flutuação nos rios. Com  máscara, snorkel e roupas apropriadas, os turistas se deliciam nas correntezas se deixando levar pelas belezas submersas como os peixes coloridos e as pedras que refletem a luz do sol.

Gramado

Com hotéis lindos e aconchegantes, Gramado oferece uma estadia calma e com atividades para todas as idades. Cafés da manhã em estilo colonial fazem o turista começar os passeios com uma boa alimentação. Durante o dia, uma opção é curtir a tranquilidade do Lago Negro, andar nos pedalinhos e visitar a Torre da Rapunzel, que fica no parque Alemanha Encantada.

Os chocolates gaúchos também são marca registrada da Serra Gaúcha. Cada fábrica possui uma atração especial, seja uma viagem no tempo acompanhando a evolução do chocolate, admirar esculturas feitas com o doce ou até mesmo encarar um mundo de dinossauros.

Uma outra boa opção, é visitar as vinícolas que se espalham pela região, principalmente nas cidades de Caxias do Sul, Garibaldi e Canela, onde o visitante pode degustar vinhos, espumantes e queijos.

O passeio no trem Maria Fumaça leva os turistas em uma animada viagem entre as cidades com música e teatro dentro dos vagões. Algumas vinícolas oferecem o serviço de piquenique nos parreirais, mas essa opção tem que ser agendada com bastante antecedência.

À noite, as opções gastronômicas deixam aquela dúvida sobre o que escolher. A Rua Coberta, em Gramado, tem uma variedade enorme de restaurantes e cafés. O Garfo Bombacha, em Canela, tem show temáticos e um churrasco tradicional gaúcho. A sofisticação na hora do jantar fica por conta dos restaurantes de fondue, que servem uma sequência com opções de pães, molhos de queijo, carnes assadas na pedra, molhos diversos e finaliza com a incrível fondue de chocolate.

Fernando de Noronha

O destino certo para quem procura belezas naturais, tranquilidade e aventura ao mesmo tempo. O visitante pode começar a viagem com o passeio Ilha Tour, para ter uma visão geral da ilha e depois, poder voltar com calma aos locais que mais gostou.

Com belas praias, Noronha é o ambiente perfeito para quem busca relaxar, pisar na areia e aproveitar o sol. A Baía do Sancho e a Cacimba do Padre estão entre as praias mais bonitas do mundo. É na Baía do Sancho que fica localizado o cartão postal mais famoso do arquipélago, o Morro Dois Irmãos. Além dessas, outras praias estão entre as preferidas dos turistas: Atalaia e Praia do Cachorro.

Em uma viagem a Fernando de Noronha é quase que obrigatório um mergulho, pois o mar da Ilha é considerado um dos melhores do mundo para a prática. O mergulho com cilindro permite desbravar melhor a fauna marinha, mas, para quem não curtir ou não puder desbravar as profundezas do mar, existe a opção de mergulho com snorkel. Assim, é possível ver diversos animais, como arraias e peixes típicos da região, mesmo estando na superfície.

A vida noturna na Vila dos Remédios tem se transformado ao longo dos anos e hoje já oferece opções de bares e restaurantes para ouvir música, dançar ou simplesmente fazer um jantar romântico.

Fonte: casablancaturismo.com.br/vivencie

x

x



x