Acontece

Demanda de passageiros cresce abaixo da expectativa em abril

O tráfego global de passageiros apresentou aumento de 6,2% em demanda em abril, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata). O número, porém, está abaixo de uma alta de 9,7% em março.

As comparações com um ano atrás são inevitáveis, de acordo com a associação, por causa da evolução nesse período impactada pelo crescimento de passageiros na Páscoa, que impulsionou o mês de abril.

A capacidade de abril deste ano, medida pelo indicador assento-quilômetro oferecido (ASKs), subiu 5,9% e a taxa de ocupação subiu 0,2 ponto percentual, para 82,3%, um recorde para esse mês, superando o recorde de 82,1% de 2017.

A demanda internacional de passageiros em abril teve aumento de 4,8% em relação a abril de 2017. Todas as regiões mapeadas registraram aumentos no tráfego ano após ano, entretanto ficaram atrás do ritmo de crescimento registrado em março. A capacidade total subiu 4,9% e a taxa de ocupação caiu 0,1 ponto percentual, para 81,4%.

Na América Latina, especificamente, as companhias aéreas registraram aumento de 6,4% na demanda no quarto mês do ano em comparação com o mesmo período de 2017. A capacidade aumentou 7,5% e a taxa de ocupação caiu 0,8 ponto percentual, para 81,4%.

O mercado doméstico do Brasil representa 1,2% da fatia global. Os países latino-americanos têm 46% de suas operações totalizadas em viagens internas e, para a Iata, essa porcentagem é alta em razão da malha brasileira.

Fonte: Henrique Santiago – PANROTAS

x

[recaptcha]

x




[recaptcha]

x