Acontece

Emissão de Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia

Instituído pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI – 2005), o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP constitui-se em importante instrumento para a prevenção da propagação internacional de doenças.

Visando simplificar o acesso da população brasileira ao referido documento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, juntamente com o Ministério da Economia, disponibilizou a partir do dia 29 de janeiro de 2019, a emissão do CIVP, de forma eletrônica, na plataforma de serviços do governo federal (www.serviços.gov.br). Os cidadãos poderão realizar a solicitação tanto por meio de computadores como de dispositivos móveis.

A mudança foi informada à Organização Mundial de Saúde – OMS, a fim de ser comunicada a todos os países membros, evitando, assim, transtornos a viajantes brasileiros que se destinam a áreas que exigem o CIVP. O Ministério das Relações Exteriores também foi comunicado, para divulgasse a alteração às embaixadas e consulados.

Na oportunidade, informamos que o CIVNET continuará funcionando normalmente para o atendimento presencial nos postos da Anvisa e Unidades públicas e privadas credenciadas, devendo essas unidades informar aos viajantes sobre a possibilidade da emissão de forma remota.

Fonte: Ascom/Anvisa

x

x



x