Acontece

Ministro do Turismo e Moro discutem modelos de segurança

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, reuniu-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em Brasília, para discutir caminhos que visem diminuir os índices de violência no Brasil. A ideia é buscar exemplos internacionais que tiveram resultados positivos para adaptá-los à realidade brasileira.

“Para resolver o problema da segurança pública e permitir que diversas atividades econômicas, como o Turismo, se desenvolvam, é importante haver o braço duro do Estado, assim como o braço social”, declarou o chefe do MTur.

O secretário de Segurança de Pernambuco, Murilo Cavalcanti, também esteve presente no encontro para dar seu parecer sobre a situação e o que pode ser feito no futuro. Ele é autor do livro As lições de Bogotá e Medellín. Do Caos à Referência Mundial, que aborda as soluções adotadas pelo governo colombiano para enfrentar a criminalidade extrema existente nas décadas de 1980 e 1990.

“O problema da violência é, em última instância, econômico, porque ele impede o crescimento das sociedades”, comentou Cavalcanti, que também foi responsável pela implantação dos Centros Comunitários da Paz (Compaz) em comunidades carentes pernambucanas.

Atualmente, há dois Compaz em funcionamento em Pernambuco, dois em fase de implantação e três com recursos do governo federal para serem implementados. Os locais oferecem atividades esportivas e artísticas aos moradores da região.

Fonte: Panrotas.com.br

x

x



x