Acontece

Vai viajar no final do ano? Leia as recomendações das aéreas

Com a chegada do Natal e réveillon, a movimentação de passageiros nos aeroportos de todo o País aumenta significativamente. Para que a viagem seja mais agradável e a experiência completa, a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) recomenda contato prévio com a empresa aérea para confirmar o status do voo. Atenção especial para quem for embarcar nas próximas sextas-feiras, dias 21 e 28, quando o volume de viajantes deve ser o maior no período.

Veja abaixo outras orientações da Abear:

Check-in
Opte sempre que possível pelo check-in on-line ou por celular. Isso evita a formação de longas filas e simplifica o processo de embarque.

Planeje sua ida ao aeroporto
Leve em conta sair com antecedência de casa até o aeroporto para ter um embarque tranquilo. Para voos domésticos, chegue com duas horas de antecedência. Nos voos internacionais, considere quatro horas.

Documentação
Antes de sair de casa, é importante checar toda documentação, com atenção redobrada para crianças e adolescentes.

Bagagem de mão
Preste atenção no peso, volume e objetos permitidos para bagagem de mão – a soma de comprimento, altura e largura não pode ultrapassar 115 cm, o peso máximo é de 10 kg, e não são permitidos objetos pontiagudos, cortantes, que produzam fogo, ferramentas e substâncias tóxicas ou inflamáveis, entre outros itens.

Bagagem despachada
Em voos domésticos ou internacionais, o transporte de bagagem despachada é um serviço oferecido ao passageiro e pode ser cobrado. Valores e limites variam de acordo com o destino, a classe em que se viaja, o tamanho da aeronave, o tipo de tarifa, a política da companhia aérea e o status do passageiro nos programas de relacionamento. Veja com a companhia aérea responsável pelo seu voo mais informações sobre o despacho de bagagens.

Raio-X
Evite o uso de roupas e acessórios metálicos que possam ser interceptados pelos aparelhos de raios-x, como broches, cintos, brincos, pulseiras, relógios entre outros, e verifique moedas e smartphones. Sapatos sociais costumam conter uma pequena barra de ferro que pode acionar o equipamento.

Olho no painel
No bilhete, consta o número do portão do embarque, mas fique sempre atento aos painéis de informação de voo espalhados pelo aeroporto. Por questões operacionais, o portão de embarque está sujeito a alterações.

Vacinação
Passageiros que optarem por viagens para destinos internacionais devem prestar bastante atenção para as exigências na hora de ingressar nesses países, como a vacinação contra a febre amarela. Muitos passaram a pedir o Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia (CIVP), fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja aqui mais informações sobre CIVP, como procedimentos para obter o documento e lista de países que apresentam a exigência e prazo, entre outras orientações.

Fonte: Panrotas.com.br

x

x



x