Acontece

Veja nove dicas para reuniões mais eficientes

Reuniões são essenciais para negócios bem-sucedidos. Elas são importantes para impulsionar estratégias, criar novas ideias e trazer temas relevantes para discussão. No entanto, podem facilmente perder o foco, tornando-se menos eficientes. Para que isso não aconteça, há algumas dicas que podem ser seguidas; veja abaixo nove delas.

1. PREPARE-SE
É sempre bom chegar bem preparado em uma reunião. Entregar a programação antes aos participantes resulta em reuniões focadas e produtivas.

2. ESCOLHA UM LÍDER
Eleger uma pessoa para liderar a reunião ajuda a deixar os presentes motivados e interessados. O escolhido precisa se sentir confortável em falar diante de outras pessoas e ser respeitado pelo grupo.

3. SEM CELULAR
Tente não usar nenhum tipo de dispositivo móvel durante a reunião. Checar e-mails, atender ligações e acessar as redes sociais pode tirar a atenção de assuntos importantes sendo tratados no encontro.

4. DE QUATRO A SETE PESSOAS
Uma reunião com quatro a sete participantes é o ideal para que não perca sua eficiência. Pode requerer um pouco de tato, mas convidar as pessoas certas traz importantes contribuições.

5. HORÁRIO ESTRATÉGICO
Adote a técnica do horário de trens da Suíça, marcando reuniões em horários específicos, como das 9h23 às 9h44. Isso deixará as pessoas curiosas e mais propensas a chegarem no horário marcado, sem atrasos.

6. MANDE POR E-MAIL
Muitas vezes, reuniões são agendadas para que apenas um pequeno anúncio seja feito. Com a correria do dia a dia, se for possível, envie o assunto por e-mail. É mais fácil e prático.

7. AMBIENTE EXTERNO
Por que não fazer do lado de fora, em algum espaço aberto? Se não for preciso utilizar papéis e realizar apresentações em slides, um passeio pode ser uma boa opção, assim como tomar um café em uma lanchonete para um papo mais relaxado.

8. REUNIÕES RÁPIDAS
Tente mantê-las o mais curtas possível. Em encontros mais rápidos, as pessoas tendem a ser mais focadas e trabalhar mais. O ideal é que uma reunião não dure mais de uma hora.

9. RECAPITULANDO
Utilize os dez últimos minutos para fazer uma recapitulação do que foi discutido. Tenha certeza que todos os presentes estejam acompanhando e entendendo quais são suas responsabilidades e próximos passos.

x

x



x