Acontece

Veja seis benefícios que uma TMC pode trazer à gestão de viagens

Viajantes a negócios – ou ao menos suas respectivas empresas – com certeza já se perguntaram, pelo menos uma vez, qual o melhor meio de gerenciar e fazer as reservas de suas viagens corporativas. Optar por cuidar delas você mesmo, por vezes, pode parecer o jeito mais fácil e econômico; afinal, a princípio não é uma missão tão complicada comprar suas próprias passagens, escolher um hotel e, assim, controlar sua viagem.

Enquanto de um lado o benefício é (embora nem sempre) a economia de não ter que bancar uma TMC, por outro, contratar uma empresa de gerenciamento de viagens dá uma segurança extra em vários sentidos. Se os planos durante a viagem dão errado, por exemplo, não cai nada mal ter um especialista do outro lado da linha pra te auxiliar, alterar ou cancelar suas reservas, sem o viajante ter que passar por nenhuma burocracia cansativa para isso. Marcar uma viagem de última hora com preços ainda razoáveis também é um benefício de se contar com uma empresa especializada no assunto, que tem acesso a melhores preços e de forma mais rápida que o viajante – por isso a observação de que nem sempre os gastos são menores se você faz tudo por conta própria.

Claro que cada lado tem seus prós e contras, mas contar com uma empresa que faz isso da vida tem seus benefícios. A empresa britânica Beyond Business Travel, que gerencia contas corporativas no Reino Unido e na Irlanda, criou nesta semana o artigo “Seis motivos porque você deve reservar por meio de uma TMC”; veja abaixo:

DESCONTOS
O grande volume de negócios controlados pelas TMCs, que chegam a milhões, podem representar melhores preços com fornecedores. As cerca de 30 agências brasileiras associadas Abracorp, por exemplo, venderam R$ 3 bilhões no 3º trimestre de 2017 – o que dá, em média, R$ 100 milhões cada. Isso pode significar um melhor acesso a descontos de diversos segmentos, como companhias aéreas, hotéis e serviços ferroviários, por exemplo.

SUPORTE 24 HORAS
Pensando em segurança, esse é um dos principais benefícios de uma TMC. A começar por falhas logísticas, como voos cancelados ou atrasados: a TMC pode reorganizar seu itinerário sem que o viajante precise de mais essa dor de cabeça para resolver. Para solucionar questões mais sérias, como problemas de saúde, um suporte 24 horas também é extremamente útil para viajantes corporativos. Em terras estrangeiras e com dificuldades na língua local, por exemplo, o viajante pode literalmente ser salvo por especialistas e acessado a qualquer momento, assim, pode vir a ser extremamente útil.

VISTOS E PASSAPORTE
Quais vistos você precisa? Quanto tempo demora o processo de solicitação de um? Precisa que seu passaporte seja renovado com urgência? Essas são algumas das questões e problemas que as TMCs devem ser capazes de resolver para o viajante – mais um caso de passar as dores de cabeça burocráticas a uma empresa especializada.

MENOS RESTRIÇÕES DE TICKETS
Se você reservar suas próprias passagens aéreas on-line, muitas vezes elas vêm com um grande número de restrições. “Não reembolsáveis”, “não transferíveis”, são apenas alguns dos limites impostos pelas aéreas que são importantes manter em mente. Especialistas em viagens, por outro lado, podem encontrar o melhor bilhete ou acordo para atender as necessidades do viajante, e poderão negociar termos não oferecidos a passageiros padrão. Além disso, com acesso direto às aéreas, as TMCs podem encontrar os melhores preços de voos para dias específicos.

PREFERÊNCIAS E PERFIS
A Beyond Business Travel destacou como um dos principais papéis das TMCs fazer a viagem do cliente o mais próximo possível do que o viajante faria por conta própria. Para isso, as agências mantêm guardados os perfis de cada viajante e, na hora de realizar as reservas, escolhe de acordo com suas preferências. Opções como pegar um assento na janela; escolher voos noturnos em vez de diurnos; optar por voos em classe executiva para viagens de mais de seis horas (caso a empresa contratante esteja de acordo) e por aí vai.

EMPODERAR O VIAJANTE
Sabemos que vivemos em um mundo habilitado para internet, onde a maioria dos viajantes está acostumada a ter autonomia sobre suas viagens. Embora as TMCs a princípio sejam responsáveis por fazer as reservas e tirar as partes inconvenientes das mãos do cliente, elas podem também fornecer acesso a ferramentas e aplicativos de reservas on-line fáceis de usar e que consolidem todos os fornecedores para que, caso o viajante prefira, possa fazer as escolhas por conta própria. Assim, você tem tanto a opção de reservar sua viagem usando o sistema da TMC quanto de optar por um agente tradicional.

Fonte: Leonardo Ramos – PANROTAS

x

x



x