Cariri: A viagem que você procurava

202

Written by:

Com atrações e localidades que proporcionam turismo com os mais diferentes objetivos, o Cariri é destino certo para vários tipos de viagens

Turismo ecológico? Ou, quem sabe, uma viagem com fins educativos e de contato direto com sítios históricos? E que tal um passeio religioso? Talvez uma programação focada em esportes radicais? Sim, o Cariri tem tudo isso! Destino adequado para os mais diferentes gostos e objetivos, a região reúne riquezas naturais, culturais e históricas. Tudo em meio a paisagens de tirar o fôlego, com momentos que podem ser marcados pela típica culinária do interior do Ceará.

Por Sabryna Esmeraldo / Revista Fora de Casa

cariri-casablanca-turismo

Religião

Conhecida pelos altos números de romeiros que recebe, Juazeiro do Norte tem forte presença no turismo religioso do Estado. Segunda maior cidade do Ceará, Juazeiro guarda a estátua de Padre Cícero, o Memorial Padre Cícero e a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, destino de fiéis em diferentes datas do ano, que protagonizam momentos emocionantes de orações e agradecimentos.

O comércio de itens religiosos também é forte na cidade. Imagens do ícone religioso e de santos, fitinhas variadas, entre outros produtos, são encontrados por toda parte do município, onde é possível perceber a influência católica nos nomes de ruas, estabelecimentos e até mesmo dos moradores.

cariri

Cultura e Educação

Também em Juazeiro, os turistas podem visitar o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, criado em homenagem ao pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, considerado o primeiro artesão da região. Já em Nova Olinda, é possível conhecer o incrível trabalho da Funda – ção Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. Organização não governamental, cultural e filantrópica, a Casa Grande promove a formação edu – cacional de crianças e jovens em programas de Memória, Comunicação, Artes e Turismo, com a realização, inclusive, de espetáculos periódicos.

Santana do Cariri, por sua vez, é sede do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca). Propulsor da pesquisa paleontológica, da divulgação da ciência e do apoio à cultura do Cariri, o museu mantém projetos de escavações permanentes de fósseis em toda a Bacia do Araripe.

A loja do seu Espedito Seleiro é parada obrigatória por quem passa por Nova Olinda. Filho do criador das sandálias de Lampião, o artesão ganhou o mundo com seus calçados de couro colorido, indo das passarelas ao design de móveis, em parcerias com marcas como Cavalera e com os irmãos Campana. É possível conhecer a história de seu trabalho no Museu do Ciclo do Couro, também na cidade, projeto cultural em homenagem a Seleiro, realizado em parceria com o Geopark Araripe, por meio da Associação Espedito Seleiro.

cariri

Ecologia

Abrangendo partes dos municípios de Barbalha, Crato, Jardim e Santana do Cariri, a Floresta Nacional do Araripe-Apodi (FLONA Araripe) é um convite para quem procura turismo ecológico, tanto para apreciação da natureza quanto para seu estudo. Uma das florestas mais ricas em diversidade ambiental no Nordeste, a área recebe inúmeros turistas para atividades como observação de pássaros. Na região, são mais de 180 espécies, com destaque para o Soldadinho do araripe, que está em ameaça de extinção.

cariri

Esportes

Às opções de ecoturismo na região, misturam-se também oportunidades de praticar esportes como rapel, escalada, trilha, arborismo, entre outras modalidades procuradas por quem deseja fazer turismo de aventura. Com roteiros que mesclam os esportes com passeios pelas mais belas paisagens, grupos já oferecem pacotes variados. No Crato, em Barbalha e em Santana do Cariri, por exemplo, é possível fazer trilhas que passam por mirantes e outras permeadas de cascatas e cachoeiras. Já em Nova Olinda, há locais apropriados para a prática do rapel.

Festas & Negócios

Grande feira de animais e produtos agrícolas do Nordeste, a Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato) chega a sua 11ª edição este ano e, como nas anteriores, deve lotar a cidade do Crato de visitantes, tanto os que vêm a negócio, quanto os que buscam lazer. Afinal, em um único evento que dura uma semana, estão leilões de animais, desfiles e concursos, parque de diversões, comércio de artesanato, gastronomia, além, claro, dos shows com as mais diferentes atrações.

O nosso pacote para o Cariri inclui:

Hospedagem no Hotel Iu-á, incluso café da manhã  e passeio na Doblossauro com guia e motorista pelas regiões de Nova Olinda (visita à Fundação Casa Grande, Geossítio Ponte de Pedra e Memorial Espedito Seleiro) e Santana do Cariri (Museu de Paleontologia e Geossítio Pontal de Santa Cruz).

Período: consultar datas de saída.

Mais em: casablancaturismo.com.br

Last modified: 16 de maio de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *