Conheça destinos perfeitos para uma escapada de final de semana

505

Written by:

Viagens rápidas, destinos próximos, bate e volta, voo direto… A forma como se chega não importa, o importante é dar aquela escapada da rotina e curtir uma viagem curtinha e intensa.

Uma vida corrida e cheia de compromissos e obrigações contrasta com a eterna vontade de sair correndo e cair no mundo. Como lidar com a formiguinha do desejo de viajar quando não há férias nem previsão de feriadões por perto? Uma opção são as boas e velhas “escapadinhas”. Aquelas viagens curtas, para destinos próximos, a poucas horas de carro ou a um voo direto de distância, perfeitas para recarregar as baterias e retornar com um pouco mais de pique para a rotina.

o-que-fazer-em-jericoacoara

Por Lua Santos e Janaina Flor para a Revista Fora de Casa.

“Todo tipo de viagem é boa, desde passar o dia com amigos na praia ou num sítio a, aproximadamente, 100 quilômetros de São Paulo, até ir mais longe um pouco para conhecer algum lugar no fim de semana todo”, conta a designer Tutti Fukuda, amante dessas viagens rápidas. Ela sempre busca aliar destinos interessantes que encontra pela internet ou indicações de amigos e os finais de semana livres que encontra no calendário para fugir da loucura de concreto que é São Paulo, onde vive atualmente. “Se for para passar o dia, às vezes combino no dia anterior. Gosto de coisas práticas, nunca levo mala grande. Minha última aquisição para viagens: uma lanterna com bom alcance!”, ressalta, a afirmando ainda que, sempre que possível, leva os filhos juntos em cada pequena grande aventura.

Para onde fugir de São Paulo:

Campos do Jordão

Localizado na Serra da Mantiqueira, o município tem 1.628 metros de altitude, sendo o mais alto do País, considerando a altitude da sede. Campos do Jordão tem o único museu no Brasil dedicado à técnica de xilogravura, que reúne mais de cinco mil obras, de 400 artistas. Além disso, oferece opções para aqueles que procuram car mais próximo da natureza, como caminhadas, cachoeiras e até mountain bike.

campos do jordao

Iporanga

De acordo com o IBGE, a população de Iporanga não alcança os cinco mil habitantes, portanto é um refúgio para quem quer sair da cidade grande. Entre as atividades, a Boia Cross, uma descida para acompanhar todo o curso do rio, e visitar cavernas, como a Caverna do Couto, estão entre as atividades dos turistas. Outro espaço que vale conhecer é a Reserva Betary, que preserva 60 hectares de Mata Atlântica e abriga um centro de estudos sobre a biodiversidade da floresta tropical.

iporanga

Foto: Adriano Gambarini

Outros lugares: Brotas, Holambra, São Sebastião, Olímpia e Socorro.

Escapar do cotidiano

No fim das contas, dar essas escapadinhas acaba sendo uma válvula de escape que dá um fôlego a mais para o cotidiano e, ainda, aplaca a eterna vontade de pôr pé na estrada daqueles que curtem uma boa aventura. Para cair no mundo, basta um pouco de força de vontade e planejamento. Se não dá para se jogar em uma ponte aérea, por que não conhecer alguma cidade próxima de onde você mora, alguma praia, serra ou coisa parecida? Mudar de ares já altera a rotina de ver sempre as mesmas coisas e pessoas todos os dias. E, se puder combinar isso com amigos e pessoas especiais, tudo pode car melhor ainda! Em Pernambuco, a partir de Recife, há também lugares para dar uma folguinha da rotina.

o-que-fazer-em-jericoacoara

Para onde fugir de Recife:

Maragogi

Maragogi é um município do norte alagoano, mas atrai turistas de todo o Brasil por conta das águas calmas e areia clara. As piscinas naturais proporcionam mergulhos rasos que permitem ao turistas enxergar corais e peixes coloridos, como na praia de São Bento. O interior da cidade oferece fazendas com festivais de frutos do mar e também cachoeiras.

maragogi

Porto de Galinhas

A região com piscinas naturais de águas claras e mornas é um dos principais destinos dos casais e já foi eleita a melhor praia do Brasil. Também é muito procurada por surfistas e praticantes de outros esportes, como mergulho. Para quem visita o lugar , vale a pena conhecer a Vila de Pescadores, onde os nativos vendem seus produtos, e a Vila de Todos os Santos para degustar a gastronomia local.

Outros lugares: Tambaba, Olinda, Maraca- ípe e Praia dos Carneiros.

Fugindo para o litoral

Quem também aproveita as brechas na agenda para se desligar da correria do dia a dia e se mandar em uma viagem mais curtinha é a engenheira de alimentos Danielle Rios, que tem Fortaleza como destino preferido. “Durante um Work Experience na Disney em 2008 fiz alguns amigos de Fortaleza. Com o passar dos anos, a amizade só foi aumentando, assim como o número amigos para rever já que, cada vez que vou, conheço algum novo amigo do amigo. O clima do Nordeste, em especial, o céu sempre azul, mar, o calor e a energia boa que as pessoas daí possuem me fazem querer fugir da cidade cinza que é São Paulo. A engenheira vê essas escapadas como forma de sair da rotina, rever amigos e, claro, curtir uma boa praia como as que só o Ceará tem.

o-que-fazer-em-jericoacoara

Para onde fugir de Fortaleza:

Litoral Leste

Essa parte do litoral cearense tem quase 200 quilômetros de extensão, e também é conhecida por Costa do Sol Nascente. As praias na rota são, entre outras, Morro Branco, famosa pelas dunas e passeios de buggy, Canoa Quebrada e Porto das Dunas. Com desenvolvida infraestrutura hoteleira para os turistas, que também podem acompanhar de perto a produção da renda em Aracati.

o-que-fazer-em-jericoacoara

Jericoacoara

Uma das mais belas praias do mundo, Jeri tem grande prática de kitesurf e windsurf. A vila de pescadores ainda mantém um ritmo de vida antiga, ao mesmo tempo que oferece pousadas confortáveis e até luxuosas. As maiores atrações para os turistas são a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, com redes armadas em mastros dentro da água.

o-que-fazer-em-jericoacoara

Outros lugares: Guaramiranga, Nova Olinda, Crato, Viçosa do Ceará.

Vivencie!

Last modified: 30 de maio de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *