Dicas Gramado: como chegar, quando ir, gastronomia e o que fazer

674

Written by:

Dicas Gramado: como chegar, quando ir, gastronomia e o que fazer

A herança dos imigrantes europeus transformou a Serra Gaúcha num dos destinos mais procurados do Brasil. Um lugar encantador, repleto de belezas naturais e tradições típicas da mistura de povos e raças vindos de várias partes do mundo. Entre as cidades da região, Gramado se destaca pela beleza e oferta de atrações de lazer e cultura.

Há cerca de 130 km de Porto Alegre, Gramado cresceu baseada na atividade turística e a cada ano se renova nessa expertise. As paisagens, praças, exposições, as festas, as cores e um incrível festival natalino deixam a cidade em destaque entre os melhores lugares para se visitar. Seja, no inverno, com o florescer das hortênsias, ou no verão com o Natal de Luz, Gramado é sempre uma excelente escolha em qualquer época do ano.

Programe a sua viagem sem sair de casa! Já estamos vendendo em nosso site: clique aqui. É compra online com garantia de serviço Casablanca Turismo. Vivencie!

dicas gramado

Como chegar

Apesar de haver um aeroporto na cidade Caxias do Sul, é sempre melhor chegar a Gramado pelo aeroporto de Porto Alegre, devido a sua estrutura, número e frequência de voos e a facilidade de acesso e transporte direto para a Serra Gaúcha. O trajeto entre a capital e Gramado pode ser feito de carro, ônibus ou transporte contratado. No próprio aeroporto há uma linha de transporte terrestre para o destino. Muitas pessoas costumam baratear esse custo contratando uma empresa de receptivo que compartilha os veículos com outros visitantes.

dicas gramado

Quando Ir

Cada período do ano tem sua particularidade. Depende também do objetivo da viagem, se em grupo, em casal ou com as crianças. As estações do ano são bem definidas e cada uma tem sua beleza natural. Na época da páscoa, a diversão fica garantida com a realização de um dos principais festivais de doces do país, o Chocofest, que movimenta as inúmeras fábricas da região. No meio do ano, as baixas temperaturas convidam a passeios românticos, favorecendo as viagens de lua de mel ou renovação de votos. Nos últimos meses do ano, a cidade se enfeita de sons, cores e luzes para apresentar o maior espetáculo de Natal do Brasil, melhor época para as crianças. O Natal de Luz de Gramado recebe anualmente mais de dois milhões de pessoas, de novembro a janeiro.

dicas gramado

Gastronomia

O Frio da serra pede jantares saborosos e cheios de sabor. Um prato clássico e imperdível é o fondue. Tem que ter pelo menos um no roteiro. Entre os restaurantes mais bem frequentados estão o Belle du Valais e Chalet de la Fondue. Esses são um pouco mais sofisticados e por isso mais caros. Uma outra opção mais em conta e com bom retorno é o Maximilia, que oferece a sequencia de fondues de queijo, carne e chocolate. Se a escolha for uma boa massa, há o restaurante Cantina Pastaciutta, com pratos deliciosos e bem servidos. Um prato típico do Rio Grande do Sul é o galeto e para degustar um suculento, é recomendada a Galeteria Di Paolo.

dicas gramado

Para apreciar os melhores chocolates como sobremesa, as fábricas são uma excelente opção. A Casa da Velha Bruxa e o Caracol Gourmet são restaurantes que funcionam junto de fábricas de chocolates e possuem um cardápio de doces bem diversificado.

Passeios

Lago Negro: É um dos lugares mais lindos de Gramado, cercado por uma vegetação exuberante com árvores, plantas ornamentais e hortênsias. É possível alugar pedalinhos para fazer um passeio que as crianças adoram. Também é uma boa opção de passeio tranquilo para fazer a dois. Na época da floração das hortências, o entorno do Lago Negro fica todo colorido com flores em tons de roxo, lilás e azul.

dicas gramado

Mini Mundo: É um parque a céu aberto com várias réplicas de construções de vários países, numa escala miniatura. É uma das principais atrações da serra gaúcha e reúne pequenas reproduções de lugares como o Museu do Ipiranga de São Paulo, que possui 171 janelas, 84 portas, 86 postes de metal e 79 jatinhos de água que jorram nos jardins. A magia infantil do lugar e reforçada pela presença dos ursinhos Gui e Ana, personagens que caminham e interagem com os visitantes do parque.

dicas gramado

Foto: Blog Esse Mundo é Nosso

Gramado Zoo: O Zoológico de Gramado tem uma proposta diferenciada. Em seu plantel há apenas animais da fauna brasileira e o ambiente tem a meta de reproduzir da forma mais fiel o habitat do animal. O zoo também faz um trabalho de resgate de animais em situações de risco, oferecendo informações sobre hábitos e origens das espécies. Isso reforça a consciência da preservação ambiental.

dicas gramado

Snowland: Inaugurado no fim do ano de 2013, o complexo oferece uma diversão inusitada e é o primeiro parque de neve indoor da América Latina. Uma colina de neve artificial com pista para praticar esqui e snowboard faz a alegria da criançada. A descida pode ser com uma boia na neve, aluguel de moto na neve, além de um simulador 3D e pista de patinação. É um lugar para toda a família, mas como é preciso pagar para entrar no complexo e outras atrações são pagas à parte, muitas vezes a brincadeira não sai barata. É uma excelente atração para um dia de chuva, afinal, o lugar é todo fechado. O estabelecimento oferece roupas e calçados de frio para ficar na área da Montanha, onde faz até temperatura negativa; recomendamos, porém, que você já vá com uma roupa quente para não sentir frio em excesso.

dicas gramado

Imperdivel

Quem é apreciador de vinhos não pode deixar de visitar a Vinícola Ravanello. Instalada numa propriedade de 1300 metros quadrados, conta com mais de dois mil e quinhentos metros de área cultivada de vinhedos. Os parreirais se estendem por todo o local, proporcionando uma paisagem única. Os visitantes podem visitar as dependências da vinícola, a plantação, os tanques de fermentação, decantação, estocagem e conhecer o processo de fabricação.

vinicolas

Vivencie Gramado!

Last modified: 8 de junho de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *