Halloween e Dia dos Mortos: duas viagens para se programar

1630

Written by:

Sharing is caring!

Há viagens que devemos nos programar com antecedência, como é o caso do Halloween, nos Estados Unidos e o Dia dos Mortos, em Oaxaca, no México.

Halloween nos Estados Unidos

O Halloween virou uma festa popular, e é comemorado principalmente nas ruas, clubes e escolas. As crianças são o principal alvo, tanto que no ano de 2010, a data superou o Dia dos Namorados e a Páscoa na venda de chocolates e outras guloseimas. Atualmente, também tem outras simbologias como marcar a época de colheita, o fim do verão e o começo do outono nos países do hemisfério Norte.

Halloween

O Dia das Bruxas, tradicionalmente conhecido como Halloween, é uma celebração habitual da cultura americana. Mas assim como nos Estados Unidos, a data é celebrada todos os anos no dia 31 de outubro também em outros países de língua inglesa, como Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda.

Mas nem só as crianças se divertem no Halloween. Hoje em dia, com a perda do rito religioso e ascensão de um caráter mais festivo, os adultos também entram na brincadeira e desfilam pelas ruas, bares e restaurantes das cidades americanas com fantasias e maquiagens bem elaboradas.

Fica a dica!

Os parques de Orlando não deixam a desejar; tradicionalmente Walt Disney World (o fofo Mickey’s Not-So-Scary Halloween Party) e Universal Studios (a Halloween Horror Nights já tem mais de 20 anos de tradição!) se encarregam de fazer festas inesquecíveis. Geralmente consistem num mês inteiro dedicado aos festejos dos mortos e criaturas das trevas; tudo, claro, com sustos e, acima de tudo, muita diversão segura. Não subestime a indumentária: são praticamente filmes de terror ao vivo em alguns casos e, se tiver muito medo mesmo, não vá! Uma novidade da Universal é a participação da temática da série The Walking Dead: mortos-vivos e muitos zumbis assustadores à vista e à solta! Há também Silent Hill, já tradicional e famosa máquina de sustos dos videogames.

Dia dos Mortos em Oaxaca, no México

Em quase todo o País há festividades na semana que antecede o Dia de los Muertos, mas em Oaxaca, uma cidade há seis horas da capital, esse dia se reveste de muita diversão. Uma verdadeira festa de cores, luzes e sabores que encanta todos os visitantes.

Dia 31 de outubro é a melhor data para dar uma volta pelos cemitérios da cidade, sendo o de San Miguel o principal deles. Lá as famílias se reúnem, montam altares coloridos e vistosos, com muitas cores e flores. Pétalas de flores e velas pequeninas decoram os corredores dos túmulos, dando mais graça ao ambiente e fazendo o caminho para as almas retornarem.

dia-dos-mortos-oaxaca-mexico

Pelas ruas, pessoas de rostos pintados de caveiras ou zumbis caminham pra lá e pra cá. Cada um estiliza sua pintura de acordo com sua. E assim eles celebram, acreditando que a pessoa, mesmo morta, continua viva enquanto for lembrada com carinhos por amigos e parentes. Os enfeites das caveiras com chapéus, adereços e echarpes são uma simbologia de que a morte chega para todos, seja a pessoa rica ou pobre, brega ou elegante.

dia-dos-mortos-oaxaca-mexico

Fica a dica!

Oaxaca é uma cidade onde não se gasta muito. O ideal é optar por hotéis no centro histórico. Entre as opções estão o Marialicia Suites, o Casa dos Siete Balcones e o Hotel Las Mariposas. Todos com belíssimas e aconchegantes instalações.

Vivencie!

Sharing is caring!

Last modified: 2 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *