14 cafeterias para conhecer pelo Brasil

1864

Written by:

Depois da água, o café é bebida mais consumida no Brasil. Segundo o IBGE quase 80 por cento da população toma a bebida diariamente. Não é à toa que cada vez mais surgem espaços para degustar essa delícia fumegante. Em várias capitais brasileiras muitas cafeterias se especializam na melhor forma de tirar o café, de acordo como gosto do freguês. Ele pode ser servido coado, filtrado, com leite, expresso, gelado ou de várias outras maneiras. Se você não dispensa um bom cafezinho, aproveite as dicas da Casablanca Turismo e sinta todos os aromas e sabores desse pretinho tão brasileiro.

São Paulo

King of the Fork 

O ambiente dessa cafeteria foi inspirado na prática do ciclismo e na vontade de beber um bom café acompanhado de várias delícias. Além de degustar o cafezinho, é possível comprar acessórios de bikes e saborear quitutes preparados diariamente, como doces, salgados e sanduíches. A decoração é temática e também possui uma boa carta de cervejas especiais.

Foto: divulgação

Jardin Café, plantas e flores 

No centro de São Paulo, um oásis verde. Essa cafeteria busca valorizar a beleza das plantas e harmoniza a correria da cidade com a contemplação da natureza. O local, que já foi uma floricultura, tem uma boa carta de chás e cafés. Também é conhecido pela qualidade e sabor de seus bolos amanteigados.

Foto: divulgação

Toque de Café

A casa reúne o que mais os apreciadores de café estão esperando encontrar: sabor, aroma e muita variedade. Localizado próximo à avenida paulista, a cafeteria trabalha com três tipos de grãos: Netto, com aroma doce e frutado;  Pereira Villela com notas de caramelo e chocolate mas com um toque cítrico e Loretto, encorpado, equilibrado e com notas de nozes na finalização. De comidinhas oferece opções que vão desde o café da manhã, até um brunch bem completo. Possui diversas sobremesas como o cheesecake de frutas vermelhas e um brigadeiro de café que faz muito sucesso entre os clientes.

Foto: divulgação

Rio de janeiro

Sofá Café

O Sofá Café lembra a casa da vovó, com aquele ar de interior bem familiar. É uma boa opção para conhecer cafés diferentes. O cliente pode escolhero grão, o tipo da bebida e até o método para coar, tudo feito na hora. Os baristas também dão todo tipo de informação sobre a origem dos cafés e a melhor forma de apreciar a bebida.

Foto: divulgação

Cultivar Brasil

Localizado em Santa Teresa, o café tem orgulho de afirmar que tem o mais delicioso pão de queijo do Rio de Janeiro, feito artesanalmente e servido quentinho. O café coado tem um aroma que invade todo o espaço. Também oferece outras bebidas como açaí e frapês de frutas. Para acompanhar, serve tortinhas e quiches variadas e sanduíches no pão integral.

Foto: @mariannasdf

Belo Horizonte

Café Khalúa

Misturando tradição e modernidade, o Khalúa oferece cafés de diversas partes do mundo, shakes, drinks, salgados, sanduíches e bolos. O diferencial da casa é a torrefação e moagem dos grãos do café na hora, na frente do cliente. Outra especialidade são os drinks criativos e originais com café, preparados pelos baristas, a qualquer hora do dia. O espaço já virou de ponto de encontro dos apreciadores dos mais variados tipos de cafés, que podem ser combinados com charutos e cigarrilhas importadas. Os sanduíches e salgados finos completam o cardápio de quitutes com a pegada mineira.

Foto: divulgação


Coffee shop da Academia do café

Um espaço que foi reconhecido por servir os melhores cafés do Brasil, inclusive com safras premiadas, nas diversas formas de preparo. A Academia do Café também se especializou em formar profissionais para o setor e tem capacitado baristas para trabalhar em todo o país. Cursos e oficinas de pequena duração também reforçam o gosto em apreciar a bebida feita com grãos próprios de Minas Gerais.

Foto: divulgação

Curitiba

Café Arte & Letra

O lugar fica em um espaço anexo à Casa da Pedra, no charmoso bairro do Batel e dentro de uma das livrarias mais famosas da cidade. O café oferece salgados, pães artesanais, sucos e sanduíches preparados na hora. Alé de café, também serve vinhos de alta qualidade e cervejas especiais. Já foi premiada pelos excelentes tipos de café, figurando, inclusive no Festival Drink Good Coffee, realizado em Curitiba.

Foto: divulgação

Brasília

Belini Café — The Coffee Experience
A casa considera o hábito de tomar café como uma experiência especial a ser vivenciada. Eles trabalham com uma grande variedade de grãos e de métodos de extração, com explicações precisas para os iniciantes. O cardápio de quitutes também é amplo e oferece sanduíches que valem por uma refeição e doces como alfajor, ideal para acompanhar o café.

Foto: divulgação

Ernesto Cafés Especiais
O que pode ser melhor que tomar um cafezinho coado com uma pamonha quentinha? Esta é uma das opções oferecidas pelo Ernesto, que também apresenta uma série de comidinhas e bolos deliciosos para acompanhar a bebida. Os cafés são servidos com diferentes misturas e blends e com diversas formas de extração.

Foto: divulgação

Recife

Castigliani Cafés Especiais

A decoração desse café pernambucano é moderna, com luzes de neón, azulejos e ambiente com arquitetura arrojada. Num lugar de destaque fica a máquina de café expresso La Marzocco, que trabalha com vários tipos de grãos, entre eles o da marca Unique, originária da cidade mineira de Carmo de Minas. Uma das especialidades da casa é a bebida Zenzero, um cappuccino feito com gengibre e mel e coberto com uma camada de açúcar mascavo. Para acompanhar, a cafeteria serve ainda doces e bolos de amêndoas e castanhas.

Foto: divulgação

Salvador

Café Photo Art

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Café Photo Art já conquistou o coração dos baianos. Os cafés são escolhidos na hora pelo cliente e servidos com salgados, doces e bolos num ambiente intimista e aconchegante. Ele fica junto ao ateliê de arte do fotógrafo Claudio Colavolpe, que promove uma exposição permanente de belas obras. Os cafés vão dos mais tradicionais até os mais exóticos. Um diferencial é a ofertas de produtos com zero lactose, como a torta de mel.

Foto: divulgação

Fortaleza

Le Pain le café

No coração da Aldeota, um café que remete às calçadas de Paris. O lugar é pequeno, mas acolhedor, confortável e bem decorado. Os cafés especiais podem ser degustados com cestinhas de pães quentinhos, feitos de fermentação natural. O cardápio oferece tapiocas, cuscuz e o melhor croissant da cidade, servido com manteiga e geleia de frutas.  Não deixe de observar o interior das xícaras que sempre trazem uma frase com mensagens de otimismo.

Foto: divulgação

Sublime Confeitaria

A casinha amarela, como é mais conhecida, ficou famosa por reunir pessoas interessadas não somente em comer e beber, mas em apreciar cultura, música e leitura. O ambiente é perfeito para um café acompanhado de uma boa conversa com amigos. A vitrine da casa conta com grande variedade tortas doces, quiches, salgados finos e na hora do almoço, serve saladas variadas. Também possui uma boa carta de cervejas especiais. Em alguns dias da semana promove rodas de leitura e sessões de jazz com músicos locais.

Foto: divulgação

Last modified: 1 de novembro de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *