Feriado de São José – Fugindo da tradição

175

Written by:

Sharing is caring!

 

No último dia de equinócio os cearenses aguardam cair do céu, em forma de chuva, o presságio de um bom ano e de boas colheitas, mas o dia 19 de março pode reservar também grande diversão e aquele tempinho para uma viagem, listamos algumas ideias.

 

Capitólio- MG

Entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, a cidade de Capitólio é conhecida como “o mar de Minas”, a cidade tem o Lago de Furnas como o principal atrativo. Mas quem visita a cidade encontra além do Lago uma série de atrações históricas e culturais. As belezas da região são incontáveis: cachoeiras, piscinas naturais, montanhas com trilhas ideais para serem exploradas por praticantes de trekking, mountain bike, cavalgadas, motociclismo e muitas outras modalidades do turismo de aventura.

Arraial do Cabo – RJ

Já na placa de boas-vindas a cidade mostra a que veio, alertando os visitantes que ali encontra-se o “Caribe brasileiro” com mar tranquilo, água cristalina e preços acessíveis, Arraial do Cabo é capaz de encantar até os mais acostumados ao rico litoral cearense.

O mar da cidade com jeito de interior e cerca de 30 mil habitantes acontece o fenômeno da ressurgência, que traz para a superfície águas profundas ricas em vida marinha. Por isto Arraial em um dos melhores pontos de mergulho do país, as águas são claras e muito rica em vida marinha, tornando-se perfeitas para o mergulho de batismo, para o mergulho de já profissionais ou para quem quer se divertir com o snorkeling.

Jericoacoara – CE

Uma das mais famosas praias do estado, Jericoacoara é um verdadeiro cartão postal, o pôr do sol do local é único e mágico, se o que você busca é se reenergizar para encarar o ano pós carnaval, Jeri pode ser a sua solução. Com belezas naturais como a Lagoa do Paraíso, a praia é convidativa aos atletas de Wind e kitesurf.

 

 

Natal – RN

A capital com jeito de cidade pequena e um povo hospitaleiro reserva além do ar puro e calmo, praias que são verdadeiros presentes. A praia urbana de Ponta Negra é a mais famosa e badalada da cidade, em seu calçadão animadas barracas e um mar belíssimo recebe todos os dias surfistas, banhistas, praticantes de kitesurf, widsurf e ainda adeptos de stand-up paddle.

Para quem está disposto a sair da cidade em busca de  águas cristalinas e areias finas, a praia de Pirangi de Pirangi pode ser a solução, com piscinas naturais em geral utilizadas para praticar esportes náuticos e também pesca. Para quem pretende levar as crianças a Barra de Tabatinga é equipada com barracas e restaurantes de praia, além dos simpáticos golfinhos, que sempre brindam os turistas com aparições ao fim da tarde.

Recife –PE

Uma das principais cidades do Nordeste, Recife é uma cidade culturalmente e naturalmente rica e cheia de particularidades. Com praias urbanas pouco indicadas para banhos, museus e uma vida cultural que ferve e encanta todo o país, Recife tem tudo para encantar os turistas mais entusiasmados.

Comece do começo, reserve um dia para ir ao Marco Zero, no Recife Antigo, de lá, partem barquinhos que levam os turistas ao  Parque das Esculturas de Francisco Brennand, aproveite a volta para conhecer mais do artesanato local e um pouco da história dos artesões que expõe no centro do Artesanato de Pernambuco. Não deixe de ir ao Cais do Sertão e ao Paço do Frevo.

No mais, aproveite para ouvir a história de cada recifense apaixonado que faz questão de contar cada detalhe da cidade, que de tão perto a Olinda, faz a cidade histórica parecer um bairro vizinho, aproveite um dia para conhecer as belezas arquitetônicas e culturais.

A partir daqui, quem assume as dicas é nossa jornalista Adriana Saboya.

Guaramiranga

Existe uma tese de que se chove no feriado de São José significa que haverá bom inverno na região e que as chuvas serão abundantes. Com base nisso, uma ótima alternativa de passeio nesse feriado é pegar o rumo das serras. Guaramiranga, no Maciço de Baturité, tem muitas opções de lazer como cachoeiras, trilhas, açudes para pescaria e muito contato com a natureza. À noite, vale uma ida ao centro da cidade, nas imediações do Teatro Rachel de Queiroz, onde há vários bares e restaurantes com culinária internacional. As temperaturas chegam abaixo dos 20 graus, o que favorece um bom vinho e uma boa companhia.

Viçosa

Outra boa opção de passeio na serra é a cidade de Viçosa, na região da Ibiapaba. O local é conhecido como a cidade de todos os biomas, por ter características de cerrado e de mata atlântica. Entre os pintos turísticos está a Igreja do Céu, um dos pontos mais altos do Ceará, de onde se tem uma bela vista de toda a região da chapada. Vale também uma visita à Pedra do Itagurussu e aos Pilões de formações rochosas. Um passeio imperdível para toda a família.

Icaraizinho

Partindo para as praias, essa localidade no município de Amontada, no litoral oeste, tem despontado como um dos destinos mais belos e procurados do Estado. Cheia de charmosas pousadas e restaurante que apresentam uma gastronomia de muita qualidade, o Icaraizinho deve se consolidar como um ponto de forte apelo turístico, principalmente para a prática de esportes como kite surf, Wind surf e stand up paddle.

Canoa Quebrada

Uma das praias mais famosas do Ceará sempre entra na lista quando o assunto é diversão e cultura. Durante o dia, a praia de águas mornas convida a um banho de mar. Os mais aventureiros também aproveitam o forte vento canalizado pelas falésias para praticar kite surf. Nas inúmeras barracas de praia que ficam ao longo da orla, a pedida é a lagosta e o camarão, produtos típicos e abundantes na região. A noite o principal passeio é na Broadway, rua principal do lugarejo que abriga grande número de locais atrativos como bares, boates, restaurantes, sorveterias e lojas de moda praia e artesanato.

Sharing is caring!

Last modified: 25 de janeiro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *