31 coisas para fazer em Fortaleza

5065

Written by:

Sharing is caring!

Para celebrar o aniversário de Fortaleza, que completa 292 anos, selecionamos 31 programas imperdíveis para fazer na cidade. Conheça a Loura Desposada do Sol em detalhes e fique encantando com sua variedade cultural.

Bom passeio!

 

1.    Passeio de Barco pela orla

Pela manhã ou pela tarde, o passeio de saveiro pelo mar de Fortaleza oferece uma das melhores vistas da cidade, nessa perspectiva. Vale mergulhar nas águas mornas e, no fim da tarde, apreciar o por do sol.

Fonte: http://www.praiasdefortaleza.net/passeio-de-barco/

 

2. Por do Sol no Iate Clube

No finzinho da avenida Beira Mar, o local se consolidou com um dos pontos mais bacanas para ver o sol se escondendo no horizonte do mar. Peça uma caipirinha e se deleite com a paisagem integral da orla.

3. Visita ao Centro Cultural Belchior

Na Praia de Iracema, o espaço abriga fotografias, quadros e poesias que marcam a trajetória musical de um dos maiores interpretes da musica popular brasileira. O cearense Belchior aparece retratado em obras de amigos, e admiradores.

4. Ver o Por do Sol na Praia de Iracema

A Praia dos Crushes virou point de uma moçada bonita e descolada. Todo fim de tarde muita gente se reúne para sentar na areia, conversar, dar um mergulho e ver o sol se pondo na melhor hora do dia.

5. Assistir um filme no Cine São Luis

O cinema mais tradicional da cidade é uma atração que traz lembranças de uma outra Fortaleza. Com traços arquitetônicos preservados, a sala é emblemática e se revela como um dos ícones da cultura cearense.

6. Visitar o Museu da Fotografia

Inaugurado há um ano, o Museu abriga um acervo de cerca de 2000 mil obras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros. O espaço também recebe grupos e promove oficinas de arte.

7. Trilhas do Parque do Coco

As trilhas do Parque do Cocó escondem belezas incríveis. São dois quilômetros de trilhas que margeiam o rio, de onde se pode se observar a fauna e a flora do lugar. Ideal, para caminhar, correr, pedalar ou simplesmente admirar a natureza.

8. Visitar o Mercado São Sebastião

Frutas, verduras e as principais comidas típicas do Ceará estão neste mercado que já virou um dos símbolos da cidade. Lugar para encotrar amigos e comer uma buchada de carneiro com cuscuz.

9. Ir no Raimundo dos Queijos

Todos os domingos, pela manhã, a Travessa Crato dá outra vida ao centro da cidade. Mesinhas embaixo das árvores e uma cervejinha gelada são a pedida para os visitantes. Como tira gosto o velho queijo de coalho vindo de todas as regiões do sertão cearense.

10. Passeio Público

Outro lugar pitoresco do Centro de Fortaleza. Aos sábados, as pessoas apreciam uma feijoada com acompanhada de shows de samba ou chorinho. No domingo é dia de levar a criançada para brincar e fazer piquenique sob as imensas e seculares arvores.

11. Ver exposições na Caixa Cultural

Inaugurada em 2012, a Caixa Cultural Fortaleza funciona no prédio da antiga Alfândega, edifício tombado pelo patrimônio histórico. É composta por um cineteatro com 181 lugares, três galerias de arte, sala de ensaios, salas para oficinas de arte-educação, foyer, café cultural e livraria. Também possui espaços de convivência e de eventos

12. Visitar o Centro Dragão do Mar

Espaço multifuncional que agrega todos os estilos culturais o Dragão do Mar, como é conhecido, tem programação para todos os gostos. Visitar suas exposições, o planetário e o café, é programa ideal para uma tarde bem agradável. Nos fins de semana, acontecem com artistas locais e nacionais.

13. Conhecer o Sobrado Dr. José Lourenço

Primeira edificação de três andares construída no Ceará, o sobrado, hoje restaurado, abriga salas para exposição, auditório e café. O acesso é gratuito e vale à pena quantas voltar várias vezes.

14. Fazer caiaque ou Stand up paddle na Praia do Mucuripe vendo os pescadores chegar

Acordar cedinho e correr para a Praia do Mucuripe é um dos melhores programas da cidade. Seja para conduzir um caiaque ou ver a chegada dos barcos de pesca com os pés na areia.

15. Ir no mercado dos peixes comer camarão no alho e óleo

A reforma do mercado dos peixes deu outra dinâmica à Avenida Beira Mar. Peixes, camarões e lagostas fresquinhos podem ser consumidos ali mesmo no calçadão com a uma das mais belas vistas da cidade.

16. Feijoada e bolinha de carne da Zena

O famoso restaurante da Zena está sempre cheio. Logo na entrada se sente o aroma delicioso dos pratos feitos de comida caseira. As principais pedidas são a feijoada e a nacionalmente famosa Bolinha de Carne, sempre acompanhados de uma cajuína ou cerveja bem geladas.

17. Caranguejo na Quinta-feira

A tradição começou nas barracas da Praia do Futuro, mas já se espalhou por toda a cidade. Bares e restaurante aproveitam a quinta feira para servir o crustáceo bem temperado ao som de música ao vivo.

18. Zé do Mangue

Ele faz uma galinha a cabidela para ninguém botar defeito. As ostras também estão sempre fresquinhas. A vista do lugar encanta principalmente no fim de tarde, quando é possível ver o sol se por no mangue.

19. Lagoa de Messejana

Fora do tradicional circuito turístico da cidade, passear pela lagoa é um programa diferente mas indispensável para quem quer conhecer um pouco mais da história de Fortaleza.

20. Centro das Tapioqueiras

Dezenas de quiosques vendem uma das iguarias preferidas do cearense. As tapiocas feitas de forma artesanal possuem os mais diversos recheios doces e salgados e sempre acompanham um cafezinho bem quentinho.

21. Lagoa do Colosso – wake

Um lindo recanto às margens de uma lagoa de águas claras e mornas. Os bns ventos favorecem a prática de kite e wiind surfe. Um ótimo restaurante serve comidinhas e bebidinhas. Programa imperdível para um fim de semana.

22. Polo Gastronômico da Varjota

Restaurantes de frutos do mar, cozinha internacional, cervejarias, bares, cafés e confeitarias fazem parte deste bairro que se consolidou por abrigar inúmeros empreendimentos de gastronomia. Dar uma volta a pé pelas ruas e escolher o melhor para degustar os melhores cardápios da cidade.

23. Feirinhas colaborativas

Mana a Mana, Babado Coletivo e a feirinha do Instituto Iracema, na praia de mesmo nome, são algumas das feiras realizadas de forma colaborativa por pequenos empresários de Fortaleza. Roupas, bolsas, acessórios, moda praia e objetos de arte e decoração com um toque todo cearense de ser.

24. Sorveteria Juarez

A mais tradicional sorveteria artesanal da cidade é o lugar ideal para conhecer a alma do fortalezense. Sem muitos aditivos químicos e elaborados de forma natural, os sorvetes trazem sabores característicos de frutas. Não deixe de provar o de tangerina e o de cajá.

25. Curtir um dia na Praia do Futuro – escolha uma barraca

Inúmeras barracas se estendem pela orla da Praia do Futuro. Muitas delas com estrutura de lazer e restaurante com peixes e frutos do mar. Vale a pena tomar uma água de coco e comer o tradicional caranguejo debaixo dos coqueiros.

26. Pracinha da 2000

Outro polo gastronômico imperdível em Fortaleza para degustar a autêntica comida de rua. Acarajé, pastel, sanduíches, doces e os famosos pratinhos de comidas típicas lotam a praça todos os dias.

27. Visitar o Teatro José de Alencar

Foi inaugurado oficialmente em 17 de junho de 1910 e restaurados várias vezes. Tem uma arquitetura variada e sua sala de espetáculos, em estilo art nouveau, tem 800 lugares. Sua fachada interna em ferro fundido vindo da Europa e seus vitrais compõem um belo espaço arquitetônico. O Teatro conta ainda com um auditório de 120 lugares e jardins projetados por Burle Max.

28. Dar uma volta no Benfica

O bairro boêmio universitário de Fortaleza guarda histórias que contam um pouco da cidade. Tem a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, a Concha Acústica e a pracinha da Gentilândia onde ocorrem feiras e shows de artistas locais. No seu entorno diversos barzinhos disputam a preferência de jovens modernos e descolados.

29. Comer pastel no Leão do Sul

A azeitona tem caroço! É o que diz o aviso pregado na parede desta que é uma das casas de lanches mais famosas da cidade. Uma ida ao centro de Fortaleza pede um pastel e um caldo de cana geladinho.

30. Comprar artesanato no Mercado Central

Não apenas os turistas se encantam com a beleza do artesanato cearense. Moradores também encaram os quatro andares de mercado para adquirir produtos típicos como bordados, rendas, artigos em couro e palha. Também há boxes com acessórios, castanhas e doces regionais.

31. Museu do Ceará

Se encantar com as obras de Raimundo Cela ou admirar a figura imponente do Bode Ioiô.O Museu funciona em um antigo e amplo prédio histórico. Abriga uma exposição permanente e tem espaços para exposições temporárias. É uma ótima forma de se conhecer a história do Estado e da Cidade.

Sharing is caring!

Last modified: 7 de maio de 2018

One Response to " 31 coisas para fazer em Fortaleza "

  1. Amei esse site. Tem conteúdo de ótima qualidade. Muito obrigado por partilhar. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *