A França, muito além de Paris

3683

Written by:

Sharing is caring!

A França é o país mais visitado da Europa e um dos mais procurados do mundo. E agora essa demanda deve ser ampliada com a nova frequência do voo que parte de Fortaleza com destino a Paris e deve começar a operar em maio deste ano. Mas a França não se resume somente a Paris. Há muitos outros recantos franceses para descobrir e se encantar. Aproveite a dicas da Casablanca Turismo e desvende um mundo de belezas e emoções. Voilá mon cher!

Avignon

Avignon foi o centro da cristandade e abrigou a residência do papa por muitos anos. Até hoje, chama a atenção pela arquitetura medieval, uma das mais interessantes da Europa. Possui muitos museus, cafés e restaurantes e as ruas são cheias de pintores e outros artistas apresentando suas obras para moradores e turistas. Lá está localizada uma das mais famosas pontes da França, a Pont St Bézenet, mais conhecida como Pont d’Avignon.

Bordeaux

Um dos locais que mais reúne pontos históricos de toda a Europa. A arquitetura medieval é apenas um dos atrativos dessa cidade que respira arte e cultura. São mais de 350 monumentos históricos como igrejas, castelos e pontes. A cidade fica no sudoeste do país, na região Aquitaine e possui diversas vinícolas em volta dela. Bordeaux é uma região produtora de alguns dos melhores vinhos do mundo. A pequena Saint-Emilion, cidade próxima, também abriga grande número de caves. A região do Périgord apresenta traços da época medieval e da pré-história.

Lourdes

Ponto de encontro de muitos católicos, a cidade abriga o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, o que promove uma peregrinação religiosa em vários períodos do ano, principalmente no verão e na primavera. Os peregrinos prestam homenagem à Santa que foi apareceu para Bernadette Soubirous dezoito vezes nesse local.

Montpellier

Montpellier é uma cidade graciosa e elegante, com seus charmosos momentos e edifícios. Uma das poucas cidades do sul da França que não apresenta quase nenhuma identificação com Roma. Ao longo do tempo, consolidou-se com uma cidade também universitária, demonstrando todo seu potencial multicultural e com um aspecto sempre jovem e moderno.

Córsega

Uma deliciosa ilha francesa no Mediterrâneo. Cerca de dois terços de seu território é composto por montanhas e as cidades costeiras possuem praias belíssimas. Mas suas belezas não ficam só na orla pois um passeio mais aprofundado desvenda serras, colinas, vales e florestas que parecem saídos de um conto de fadas. Entre os pontos mais belos e impressionantes estão as falésias do Calanche de Piana, e ruínas arqueológicas de Filitosa.

Alsace

Meio alemã, meio francesa, a Alsace é uma das menores regiões da França, mas tem muitos encantos e atrativos. A arquitetura com elementos germânicos deixa os visitantes com a impressão de estar em outro país. Uma das principais cidades é Strasbourg que recebe muitos visitantes durante o inverno devido ao seu conhecido mercado de natal. A pequena cidade de Colmar e mais atrativa no verão e na primavera quando se enche de flores de todas as cores trazendo um visual colorido e alegre para o lugar.

Normandia

Essa região sempre teve um importante papel na história da França. A capital Rouen foi onde Joana d’Arc, a famosa heroína história mundial, foi condenada a morrer queimada na praça do Vieux Marché, em 1431. Lá estão grandes maravilhas da arquitetura sagrada. Dizem os historiadores que Notre-Dame inspirou o artista Monet a pintar uma série de obras desta catedral. Um passeio imperdível é caminhar a margem do rio Sena, apreciando suas paisagens únicas. As ruas de Rouen têm estilo medieval e são cheias de lojinhas antigas e charmosas.

Bourgogne ou Borgonha

A região perfeita para quem quer conciliar turismo com vinhos e gastronomia. Aqui come-se e bebe-se muito bem! Os melhores queijos franceses vêm daqui, assim como o escargot, a mostarda de Dijon e o boeuf bourguignon. Sem falar nos vinhos mais prestigiosos (e caros) do mundo. Principais cidades: Dijon e Beaune.

Vale do Loire

Esse é o tipo de passeio que dá para fazer em um dia por ficar bem próximo a Paris. A ideia é conhecer os principais Palácios e Castelos dessa região que mostram os detalhes da arquitetura da alta sociedade francesa ao longo dos séculos. Nessa região se pode degustar pratos tipicamente franceses como as rillettes, o coq au vin e a tradicional sobremesa tarte tatin. Para quem pode gastar um pouco mais a dica é escolher como hospedagem Castlehotels, castelos que viraram hotéis e recebem hóspedes o ano inteiro.

Provance e Cote D’Azur

No sudeste da França estão duas regiões muito procuradas, sobretudo na primavera e no verão. A Provence é conhecida pelos lindos e cheirosos campos de lavanda, enquanto a Côte-d’Azur fica no litoral e conta com maravilhosas praias mediterrâneas (como Nice, Saint-Tropez, Cassis e Cannes). Certamente a melhor época para visitar essas duas regiões é nos meses quentes e é bom considerar que as lavandas geralmente começam a florescer em meados de junho. Na altíssima temporada, no entanto, dizem que os congestionamentos são gigantes e dificultam a mobilidade por lá.

Champagne

Para os amantes da bebida mais charmosa do mundo, as cidades de Reims e Epernay, na região de Champagne, ao norte de Paris, são ponto de parada obrigatório. Ali estão as grandes casas ou “Maisons” produtoras de champanhe. Em Epernay, está a Moet & Chandon e a Perrier Jouet e em Reims ficam as sedes da Veuve Clicquot e da Mumm, entre outras. Fica a duas horas de carro de Paris e de trem a viagem dura apenas 45 minutos. Vale conhecer as ruas cheias de casas antigas, os morros cobertos de vinhedos. Na cidade de Troys, o visitante encontra construções no estilo romano, como a Basílica Saint Urbaine.

Sharing is caring!

Last modified: 10 de abril de 2018

3 Responses to " A França, muito além de Paris "

  1. Esse site é muito bom mesmo de muita qualidade. Abraço e sucesso

  2. juliana disse:

    Muito interessante seu site gostei muito dele. Beijos da Ju

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *