05 cidades para se encantar na Alsácia

978

Written by:

Sharing is caring!

Na Alsácia, você vai se perguntar se está na França ou na Alemanha, tal a semelhança na arquitetura e nas paisagens dos dois países. As cidades também têm nomes parecidos, o que torna ainda mais interessante essa similaridade. A Origem alemã está nas casas em estilo enxaimel, nos nomes de ruas e na culinária.

Aproveite cada detalhe dessa região de vilarejos coloridos e encantadores com as dicas da Casablanca Turismo.

Colmar

A principal cidade da Alsácia é cheia de casas com detalhes germânicos e é um dos vilarejos mais importantes na famosa Rota do Vinho francesa. Seus canais ladeados por jardins e casinhas coloridas fizeram com que ficasse conhecida também como Petite Venice. As principais atrações turístca se localizam no centro antigo, que pode ser explorado numa manhã de boas caminhadas. Uma boa pedida é conhecer o Museu Bartholdi, casa onde morou o escultor francês Auguste Bartholdi, criador da Estátua da Liberdade.

 

Estrasburgo

Esta cidade medieval é cheia de paradoxos. Apesar de muito antiga, é cheia de jovens e tem a segunda maior população estudantil da França. Ela mistura elementos históricos como a belíssima catedral gótica com a arquitetura contemporânea do Parlamento Europeu. A gastronomia da Alsácia é diversificada e também traz referências alemãs, por isso entre as principais iguarias estão tanto o choucroutte com o foie gras. Os vinhos brancos são os mais degustados da região com destaque para os da casta Riesleing.

Catedral de Estrasburgo é um dos monumentos mais marcantes da Europa, toda feita de pedra rosa e com fachadas repletas de esculturas, formando um grande livro de imagens da Idade Média.

 

Ribeauvillé

Um pouco mais ao norte está a pequena e bela Ribeauvillé. Esta vila cheia de charme e história tem clima ameno e deve ser visitada em qualquer época do ano, mas durante o inverno ela fica ainda mais cheia de graça. No fim do ano ela recebe um tradicional mercado de natal, decorando toda a cidade com temas típicos. Além de degustar alguns dos melhores vinhos da França, o visitante também vai se encantar com os três mais bonitos castelos do povoado. Os castelos de Girsberg-Stein, de Saint Ulrich e Haut-Ribeaupierre podem ser vistos de qualquer ponto da vila.

 

Riqueuhwir

Esse lugarejo possui edificações originais dos séculos XV e XVI que valem muitas fotos e registros. Entre elas está o Dolder, uma torre que já fez parte da muralha que cercava a cidade medieval. O forte do lugar são os locais para degustação de vinhos bem característicos, muitas vezes nos porões dos hotéis e do comércio. Lá existem mais de 20 Winstubs, as adegas onde se vende o vinho tradicional na região, direto dos vinhedos. Muitas degustações gratuitas são promovidas para divulgar e vender os rótulos. Por 5 euros você pode comprar um vinho que custa mais de 300 reais no Brasil.

 

Eguisheim

Quem conhece diz que é a cidade mais charmosa e colorida da França. Tem pouco menos de 2 mil e lembra as antigas cidades de contos de fadas com seus castelos e jardins impecáveis. É uma das cidades mais românticas na Rota dos Vinhos e muito procurada para casais em lua de mel. As ruas de pedra tosca e as casas com sacadas cheias de flores preenchem os becos e vielas circulares. Em cada esquina uma edificação colorida e charmosa.  As praças são lindas com canteiros floridos e fontes de água.

Sharing is caring!

Last modified: 23 de maio de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *