10 curiosidades sobre a região do Cariri

2113

Written by:

Sharing is caring!

01. O Geopark do Araripe é o único geoparque do Brasil e o primeiro da América latina. Ele é formado por nove geossítios divididos entre os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

02. Um dos rituais mais famosos do Juazeiro consiste em dar três voltas ao redor da bengala do Padre Cícero e fazer três pedidos, durante a visita na colina do Horto. É uma forma de demonstrar fé e devoção.

03. O Soldadinho do Araripe é uma ave típica da Chapada do Araripe e corre risco de extinção. Uma de suas principais características é a diferença de cor entre os machos e fêmeas. Os machos adultos são coloridos (preto, branco e vermelho na cabeça), enquanto as fêmeas são verdes.

04. Lampião e seu bando de cangaceiros utilizavam a Pedra do morcego, localizada no Geossítio Riacho do Meio, como acampamento e esconderijo, quando estavam na região.

05. A Gruta dos Farias é a única gruta arenítica do Ceará com água e a maior do Nordeste. Fica no município de Barbalha e possui dois metros de altura e três metros de largura. Ela possui cerca de 100 milhões de anos e apresenta vários registros de vida pré-histórica.

06. Em 1827, o Padre Pedro Ribeiro de Carvalho construiu uma capelinha num local chamado tabuleiro grande, na margem do Rio Batateira. Essa capela foi erguida em frente a um pé de Juá. O nome Juazeiro do Norte deve-se a esta árvore.

07. A Ponte da Pedra é uma forma geológica esculpida pelo efeito da erosão da água, ao longo de milhões de anos. Está localizada no município de Nova Olinda, na descida da Chapada do Araripe. No passado, essa ponte era usada como caminho pelos índios Kariri.

08. Os ex-votos são objetos, fotografias, ou partes do corpo humano esculpidos em madeira ou argila. Esses itens são levados pelos fiéis para a igreja como forma de pagamento de promessas pelas graças alcançadas. Em Juazeiro do Norte, os católicos deixam os ex-votos no Museu Vivo do Padre Cícero.

09. O Centro de Cultura Popular Mestre Noza foi criado em homenagem ao artista pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, considerado o primeiro artesão da região.

10. Cariri, Cairiri ou Quiriri (do Tupi Kiri´ri, silencioso) são algumas designações da principal família de línguas indígenas do sertão, no Nordeste do Brasil. Vários Grupos locais ou etnias são referidos como pertencentes ou relacionados a ela.

Fonte: Iu-á Hotel

ps. Este texto é uma colaboração entre Adriana Saboya e Barbara Rêdes

Sharing is caring!

Last modified: 19 de outubro de 2018

2 Responses to " 10 curiosidades sobre a região do Cariri "

  1. Clayton Matos disse:

    Informação é tudo! Ajuda a conhecer uma prévia dos destinos a serem conhecidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *