Viva experiências incríveis nos Lençóis Maranhenses

454

Written by:

Sharing is caring!

Existe tanto no mundo a ser conhecido. E vivemos num país continental, que possui vários Brasis dentro do Brasil. Hoje iremos conhecer e nos deliciar com esse verdadeiro paraíso presente na costa atlântica nordestina, que é chancelado como um Parque Nacional pelo Ibama e possui uma área de mais de 165 mil hectares de pura natureza quase intocada num ecossistema formado por dunas, mar, vegetação e um grande rio. 

Como chegar até os Lençóis

mulher no aeroporto na pista de pouso esperando a vez para subir no avião

Os visitantes que desejam ir até a região do Parque podem chegar de avião em São Luís, e de lá partir para as cidades de Santo Amaro (242 km da capital) ou Barreirinhas (260 km da capital), as duas cidades que ficam localizadas mais próximas dos Lençóis. 

Nas cidades existem ofertas de hotéis e pousadas, além de restaurantes e alguns tipos de comércio, com quase todos esses funcionando de uma forma bem rústica e orgânica.

Quando conhecer?

Pôr do sol colorido e fantástico nos Lençóis Maranhenses no Brasil

Para quem não sabe muito bem, os Lençóis são assim chamados pois são espaços de lençol freático cobertos de dunas, as quais se movimentam ao longo dos dias, meses e anos. O fato de a areia ter água submersa faz com que as temperaturas não fiquem altas, mesmo durante o dia. 

As lagoas que se formam nos lençóis são feitas de águas das chuvas, então obedecem a uma certa sazonalidade anual, geralmente os períodos de cheias ocorrem a partir de maio/junho, época a qual costuma ser a mais adequada para turistas pela região. 

Passeios a fazer na região

turistas sentados na duna nos lençóis maranhenses brasil

Turistas não possuem a permissão para adentrar no parque sozinhos, sem o auxílio de um guia local. Existem tipos diversificados de passeios na região, tais como:

 

  • Passeio de barco pelo rio Preguiça, passando pela região de Atins (onde simpáticos macaquinhos brincam com os visitantes), pelo povoado de Mandacaru (a ida vale apenas pelo mirante e pelas caipirinhas deliciosas vendidas próxima do mini-porto em que o barco sai) e voltando pelo rio admirando um pôr-do-sol maravilhoso.

 

  • Circuito Lagoa Bonita: é um dos passeios que os visitantes mais fazem, pois seu escopo abarca a ida a 4 lagoas. Os turistas saem de jardineira 4×4 e adentram pelo parque até uma parte em que todo mundo desce do veículo e caminha até Lagoa do Clone (onde foi gravada a novela O Clone) e Lagoa Bonita, dentre outras. O passeio é bacana e vale muito a pena fazê-lo.

 

  • Passeio de quadriciclo até Atins: é semelhante ao primeiro passeio que citamos, a diferença é que neste o turista recebe um treinamento de manuseio do quadriciclo e vai de Barreirinhas até Atins passando pelas dunas nos quadriciclos. Indicado para os aventureiros de plantão!

 

  • Passeio aéreo: para quem quer ter a visão de cima dos lençóis e conhecer o parque assim, existe a opção de sobrevoo de helicóptero. São 3 rotas diferentes disponíveis a depender da escolha do viajante. 

 

Se você ainda não conheceu esse oásis situado no Nordeste do Brasil, corra para conhecer pois vale cada centavo investido!

 

Para te ajudar a montar a viagem perfeita, a Casablanca Turismo oferta os melhores passeios, personalizados, especialmente para realizar seus sonhos. Fale com um de nossos agentes e agende já sua próxima viagem!

Sharing is caring!

Last modified: 16 de julho de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *