Férias em Paraty: confira os melhores programas na cidade

562

Written by:

Sharing is caring!

Praias e ilhas exuberantes, cachoeiras pouco exploradas, construções cheias de história e até parte da Estrada Real… Paraty consegue agregar belezas de todo tipo em só lugar! Outra vantagem é a facilidade de locomoção oferecida pelas vias de acesso, tornando o charmoso município um destino ideal para aquelas tão sonhadas férias sob o sol.

Você pode até achar que um final de semana seja suficiente para conhecer a cidade, mas acredite, tem tanta coisa boa para fazer por lá, que vale a estadia de uma semana ou até duas. O centro histórico pode ser percorrido em um dia, mas Paraty tem tantas belezas naturais e tesouros escondidos, que chega a ser um desperdício você ir pra lá e não conhecer tudo.

Fizemos uma lista com atrações que vão te fazer desejar aproveitar esse destino agora mesmo! Confira abaixo:

Centro Histórico

Comece com o passeio obrigatório: visitar o Centro Histórico. Esse foi o principal porto exportador de ouro do país durante o período colonial, e hoje tem como atração principal um casario tombado pelo Iphan. 

Passeie sem pressa pelo calçamento pé de moleque, observando atentamente os detalhes das construções antigas, tire algumas fotos, pare em algum bar ou café e aproveite para comprar lembrancinhas da viagem ou se jogar nos itens de decoração disponíveis nos diversos ateliês espalhados pela cidade. 

Entre os destaques estão a Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, o Museu de Arte Sacra e a Igreja de Santa Rita, considerada o principal cartão postal da cidade.

Trindade

Composta por seis praias, Trindade é o destino perfeito para os amantes de sol e mar. A pequena vila fica na divisa de São Paulo e Rio de Janeiro, entre as cidades de Ubatuba e Paraty. Saindo do centro da cidade, o percurso até lá dura cerca de 30 minutos de carro. Também é possível pegar um ônibus (que sai de hora em hora) na rodoviária.

A Praia Brava e a Praia de Fora são ideais para os praticantes de surf. Já a Praia do Meio é uma das mais famosas e indicada para famílias com crianças, por conta do mar calmo e água cristalina. Para quem procura maior comodidade e estrutura, as praias do Cepilho e dos Ranchos irão agradar. Para quem curte fazer trilhas, a Praia do Caixa d’Aço é ideal, mas seu acesso só é liberado durante a maré baixa. 

A visita à Trindade pode ser feita em um dia, mas talvez seja uma boa ideia se hospedar por uma ou duas noite para curtir tudo com mais calma.

Saco de Mamanguá 

Saco de Mamanguá é conhecido por ser o único fiorde tropical do mundo! Cercado por montanhas rochosas, engloba 33 praias,10 rios, cachoeiras e uma enorme reserva ambiental. 

Para chegar lá, faça um passeio de barco ou por trilha. Quem está com o condicionamento físico em dia, pode aproveitar uma das principais atrações do local: o Pão de Açúcar de Paraty. A subida é íngreme, de 420 metros, mas que apresenta uma das melhores vistas do fiorde.

Cachoeiras

Dezenas de quedas d´água compõem o circuito de cachoeiras de Paraty. Por isso, o ideal é reservar pelo menos um dia para conhecê-las. Você pode fazer os passeios com ou sem guia, e boa parte fica a menos de dez quilômetros do centro da cidade.

Anote as cachoeiras que são imperdíveis: 

  • Poço da Laje, conhecida pela disputada pedra do escorrega, que termina em uma grande e rasa piscina natural;
  • Pedra Branca, considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty;   
  • Cachoeira do Tobogã, onde os mais radicais praticam o “surf de cachoeira” (descendo em de pé pela imensa pedra lisa).

Passeio de barco

Para você conhecer as melhores ilhas e praias de Paraty, o ideal mesmo é fazer um passeio de barco. Há uma infinidade de rotas, barcos e preços para você escolher, e o ideal é reservar pelo menos um dia inteiro para aproveitar tudo. Em geral, os barcos oferecem serviço de bordo como restaurante e às vezes até uma atração musical. Além disso, há guias que contam a história da cidade e de suas ilhas. 

O passeio de escuna, um dos mais famosos da cidade, faz uma tour pela baía de Paraty passando por praias e ilhas desertas. No geral, elas fazem quatro paradas, todas com cerca de 40 minutos para banho e mergulho. Mas atenção para os períodos de superlotação, em que as escunas devem ser agendadas com antecedência.

Outra opção é fazer o passeio apenas com seus amigos em um barco menor e privado. Apesar de ser um pouco mais caro, você terá total liberdade para conhecer os lugares que quiser e ficar quanto tempo desejar em cada um.

Alambiques

Os alambiques de Paraty são famosos pela cachaça Gabriela, feita de cravo e canela. Muitos locais de produção artesanal da pinga se encontram na cidade, e conhecer seu processo de produção é uma atividade super divertida. Aproveite e leve algumas para casa – um souvenir saboroso super típico!

Para te ajudar a encontrar as atrações e destinos que mais combinam com o que você mais gosta, a Casablanca Turismo oferta os melhores passeios. Fale com um de nossos agentes e agende já sua próxima viagem!

Sharing is caring!

Last modified: 23 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *