Desvende Puglia, um destino pouco explorado na Itália

468

Written by:

Sharing is caring!

Cenários deslumbrantes, vinhedos, cidades que são patrimônios da humanidade, gastronomia farta, sustentabilidade como premissa e muito dolce far niente. Assim é a Puglia, região que fica no sul da Itália – conhecida como calcanhar da bota. Seu ritmo leve e mar turquesa atraem quem quer desfrutar o litoral europeu sem a agitação das praias badaladas. 

A vida na Puglia acontece durante o dia, mas com a tradicional pausa da sesta, religiosamente das 14h às 17h. A cena noturna é quase nula, não fosse pelos animados restaurantes das masserias (antigas fazendas que deram lugar a hotéis luxuosos), que cultivam azeitonas e uvas. 

Bari é a capital, onde indicamos que seja sua base para conhecer a região. As distâncias entre um destino e outro não ultrapassam os 30 minutos de carro por estradas lindas, tanto na costa quanto no interior. 

Separamos 4 destinos para você conhecer na região e se encantar com a costa italiana. Veja a seguir!

Monopoli

Monopili é uma cidade portuária que tem séculos de história, e é ideal para conhecer a pé. Seu centro histórico é caracterizado por suas vielas e casas com lindas varandas floridas. Também há um grande número de igrejas super tradicionais, todas concentradas no centro histórico. 

Já o porto antigo é repleto de barquinhos azuis (conhecidos como gozzo). Lá também se encontra o castelo de Carlos V, construído no século XVI. Ele é aberto para visitação e lá dentro acontecem eventos, casamentos e mostras fotográficas. 

A costa da cidade é repleta de enseadas, que dão origem a praias tranquilas, com mar calmo e cristalino. É possível fazer um passeio de catamarã, para quem busca ver as praias de outro ângulo.

Polignano a Mare

Não é à toa que essa é a cidade mais popular da Puglia, é um paraíso! A cidade é um dos principais pontos turísticos da região, então separa no seu roteiro mais de um dia para desfrutá-la. 

Erguida em um penhasco de pedra à beira mar, Polignano esconde pequenas praias e casinhas brancas com poemas e frases escritas nas suas portas e muros, além de grutas altamente instagramáveis. 

Os mirantes apresentam paisagens para serem contempladas por horas. Outra dica para aproveitar o dia por lá e passear de restaurante em restaurante, degustando vinhos e vendo a vida desfilar. 

Ostuni

Ostuni fica no topo de um monte: de longe é possível avistá-la. Conhecida como a cidade branca, é famosa por suas vielas estreitas e arquitetura secular. Vá com tempo para andar sem rumo por suas ruas e apreciar o pôr do sol, que deixa as construções laranja no fim do dia.

Alberolbello

Alberobelo é um patrimônio histórico mundial pela Unesco! As “trulli”, casas rurais seculares, são sua principal atração. Antigas moradias de famílias de camponeses com arquitetura bem característica, hoje elas abrigam lojinhas, restaurantes, pequenos hotéis e pousadas. 

Algumas casas têm pinturas rudimentares nos telhados. Feitas de calcário, essas pinturas apresentam símbolos religiosos, astrológicos e de boa sorte. Há algumas ainda intactas, que mostram como era a vida por lá 200 anos atrás. É impressionante!

 

Para te ajudar a encontrar as atrações e destinos que mais combinam com o que você mais gosta, a Casablanca Turismo oferta os melhores passeios. Fale com um de nossos agentes e agende já sua próxima viagem!

Sharing is caring!

Last modified: 6 de setembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *