Casablanca Turismo: Três décadas de história

64

Written by:

Somando uma trajetória de 30 anos no mercado, a Casablanca Turismo mostra que o segredo para bons resultados é investir nas pessoas, abusar da criatividade e não ter medo de errar

Por Gabriela Custódio

De uma sala onde trabalhavam quatro pessoas, em 1987, a Casablanca Turismo expandiu horizontes e chegou em 2017 com 180 funcionários, quatro lojas em Fortaleza e duas filiais — uma em São Paulo, outra em Recife. Especializada em gestão de viagens corporativas, além de atender o público voltado ao lazer, a empresa investe em tecnologia e capacitação dos colaboradores para garantir atendimento de qualidade para todos os clientes.

Desde 1995, o atual presidente-conselheiro da Casablanca Turismo, o engenheiro mecânico de produção Henrique Sergio Abreu, é sócio da empresa criada por Claudio Henrique Câmara. No mesmo ano, a iniciativa passou a ser gerida por Regis e Natália Abreu. Com o crescimento, Henrique Sergio voltou à companhia como consultor, ao longo de quatro anos, com o objetivo de prepará-la para passos ainda maiores. “Entreguei tudo arrumado, pronto, estruturado, com tecnologia na área de informática, de gestão, relatórios, controles, etc.”, afirma o presidente-conselheiro.  casablanca turismo 30 anos

DIFERENCIAL

Para se destacar ao longo desse tempo, a Casablanca Turismo tem uma fórmula mágica: “é permitido ousar” e “é proibido mentir”. Seguindo esses princípios, os colaboradores têm liberdade para testar estratégias diferenciadas. “Se der errado, nós só descobrimos que daquele jeito não dá certo, aprendemos alguma coisa”, explica o empresário. Ele destaca, ainda, que a base para o trabalho da empresa é a valorização de colaboradores, fornecedores e clientes. “A pessoa precisa gostar do que faz, trabalhar muito e desempenhar melhor do que o concorrente. Em qualquer nível, seja um grande grupo, seja um empreendedor individual. Talvez a minha maior contribuição nesta empresa tenha sido ensinar para as pessoas que o segredo do nosso negócio é gente”, afirma.

TECNOLOGIA COMO ALIADA

Ao longo dos 30 anos de atuação, a empresa de viagens se especializou em atender o público corporativo. Para isso, ela se capacita constantemente para suprir as necessidades específicas de outras empresas, que buscam economia e tecnologias para gestão de viagem. Foram adotadas, então, ferramentas que garantem maior liberdade e eficiência para o cliente, e alguns exemplos são o web service e a plataforma de Business Intelligence iGestor.  casablanca turismo 30 anos  Por meio dos Web Services, os computadores da Casablanca Turismo e da empresa cliente são ligados. “Não tem mais relatório, não tem mais papel, não tem mais erro. O que preparamos aqui vai direto para a contabilidade, para o setor de viagem, de recursos humanos, para o passageiro”, explica. Com o iGestor, por sua vez, a empresa tem uma plataforma para gerenciar e acompanhar viagens corporativas de modo mais eficiente.

LAZER

Com o passar dos anos, a Casablanca Turismo ampliou o negócio e atendeu também clientes que buscavam viagens a lazer. Dos anos 1980 e 1990 para cá, viajar se tornou mais acessível, o perfil dos viajantes está cada vez mais variado e os desejos, mais específicos. Hoje, as pessoas procuram a agência para viagens comemorativas de noivado, lua de mel, aniversário de casamento ou para curtir as férias em novo destino.  casablanca turismo 30 anos  Segundo Henrique Sergio, a maior diferença, nesse cenário, é a atual concorrência com a facilidade ofereci- da pela internet para compra de passagens e reserva de hotéis e transfer. “O turismo de massa se tornou bem maior e o de excelência, mais exigente. Foram se separando mais e, obviamente, cada um teve que se especializar.” E acrescenta: “Somos como quem sobe no muro para ver o que está do outro lado. A gente se adequou sempre tentando estar à frente, errando e começando de novo.”

Last modified: 19 de abril de 2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *